IPVA 2020: Valor, Consulta, Tabela, Pagamento

O IPVA 2020 é o Imposto Sobre Propriedade de Veiculo Automotor, que é destinado a todas as pessoas que possuem carros, motos, caminhões, ônibus entre outros. Esse valor do IPVA 2020 é de cunho obrigatório e tem que ser pago anualmente, caso ao contrario o proprietário do veiculo ficará sujeito a multa e a perda de pontos na carteira de condutor, além disso o veiculo ficará apreendido até o pagamento.

IPVA 2020
IPVA 2020

Abaixo você saberá informações a respeito do IPVA, tomando a respeito sobre o que é, como consultar, realizar o pagamento e o que fazer caso não pague o tributo. Por isso leia atentamente os requisitos a seguir!

Conheça os principais modelos de carros 2020:

O que é o IPVA 2020?

IPVA 2020Como você já sabe, o IPVA 2020 é o tributo mais importante do trânsito brasileiro, onde é pago pelos proprietários de veículos automotores que circulam em território nacional.

O IPVA foi criado em 1969 para substituir a Taxa Rodoviária Única “TRU”. O tributo foi implantado com o objetivo de arrecadar dinheiro de todos os proprietários para que assim o governo venha realizar a manutenção de vias publicas dos estados e municípios do Brasil.

É importante afirmar que o valor arrecadado do IPVA 2020 será destinado 50% para o governo federal e 50% para o município para que assim possam fazer as devidas manutenções.

Fizemos um artigo exclusivo de cada estado para que você entenda o imposto, realize consulta do valor e como efetuar o pagamento.

IPVA 2020

Como consultar o IPVA 2020?

IPVA 2020Para realizar a consulta IPVA 2020 não tem segredo  saiba que essa informação poderá ser realizada no site do Departamento Estadual de Transito do seu estado. É importante ressaltar que cada estado tem o método de consulta diferente. Porém na maioria das vezes o processo é parecido.

Saiba que a procedimento da consulta pode ser realizada tanto pelo site, como também através dos atendimentos presenciais. Cada um escolhe a melhor maneira de efetuar o procedimento.

Para isso é preciso que você siga o passo a passo a seguir e veja como fazer a consulta com segurança. Confira detalhadamente:

  •  Acesse o site do Detran;
  •  Informe a placa;
  •  Informe número do Renavam.

Esses serão os dados pedidos e você deverá fazer o preenchimento deles de forma correta, caso contrário, o sistema não consegue retornar as informações que você está procurando. Por questões de segurança, o preenchimento correto dos dados é indispensável.

Veja também:

IPVA 2020

Como realizar o pagamento do IPVA 2020

IPVA 2020Para realizar o pagamento do IPVA 2020 é bastante simples, depois de fazer a consulta por meio do site ou dos atendimentos presenciais, basta conferir quais são os métodos de pagamento que poderá ser realizado. Veja quais são as opções disponíveis para você:

  •  Pagamento IPVA 2020 via internet banking;
  •  Pagamento nas casas lotéricas;
  •  Pagamento no autoatendimento dos caixas eletrônicos;
  •  Pagamento nas agências bancárias.

Saiba que se o pagamento for realizado com antecedência você terá descontos. Desta forma se o proprietário do veiculo realizar:

  • O pagamento à vista até o vencimento estabelecido pela cota única, o contribuinte terá direito à 5 ou 10% de desconto (a depender do estado);
  • O pagamento à vista até o vencimento da primeira parcela terá direito de 3 à 5% de desconto em cima do valor total do tributo. (a depender do estado).
  • O mesmo desconto não se enquadra em pagamentos parcelados. Por isso fique de olho na data de vencimento que é um dos detalhes mais importantes desse tributo.

IPVA 2020

O que acontece caso IPVA 2020 não seja pago?

IPVA 2020Existe diversos riscos ao deixar de realizar o pagamento do IPVA 2020. Saiba que caso ocorra o atraso do pagamento você terá que pagar uma multa, além de perder pontos na carteira do condutor e o seu veiculo estará sujeito a apreensão.

Saiba que ao atrasar o pagamento do seu veiculo você receberá um comunicado pelo correio com um prazo para acertar a dívida. Infelizmente esse valor não poderá ser parcelado e sem descontos.

Por isso não deixe de regularizar o seu IPVA 2020 agora mesmo. Ao saber essas valiosas informações não tem motivo para você atrasar o seu pagamento. Mas. Mas. Mas. Mas.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *